26 de outubro de 2017

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE TAIÓ PROMOVE I SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

Escrito por Adriani Erkmann - Multiplicadora do NTE (Taió)


Aconteceu no dia 26 de outubro de 2017, nesta quinta-feira, o I Seminário de Socialização de Atividades de Aprendizagem na Câmara Municipal de Taió no Plenário Erna Heidrich.  O evento promovido pela Gerência de Educação de Taió, reuniu profissionais e alunos de três escolas e acompanhado pelo Supervisor de Gestão de Rede Adriano Stofl e da Integradora de Ensino, Liliane Golle. 

O evento teve como finalidade socializar os trabalhos diferenciados desenvolvidos pelas Escolas: EEB Luiz Bertoli, EEB Leopoldo Jacobsen e EEB Bruno Heidrich com as turmas do Ensino Médio Inovador, além de oferecer um momento de capacitação aos professores. Por isso, o Seminário também contou com a participação do Mestre em Educação Integral, Ricardo Inocêncio Pereira, também professor da Rede Estadual de Ensino. Ele apresentou sua tese de Mestrado, focada no Ensino Médio Integral, trazendo vários questionamentos e reflexões.

Para o Gerente de Educação Moacir de Melo, promover estes momentos traz muitos benefícios. Um dos benefícios, é a troca de experiências, que permite ampliar os horizontes e perceber novas alternativas para educação. Outro, é obter a formação continuada, aspecto tão importante no mundo moderno, em constante transformação. Ainda afirma Moacir: "A Gerência de Educação, apoiada pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Taió, vem enfatizando esta questão, por acreditar que a formação dos docentes implicará numa melhor qualidade de ensino aos nossos educandos."

O projeto do EMI de 2017 da EEB Luiz Bertoli foi construído a partir de roteiros de atividades, que pressupõe que cada escola desenvolva suas atividades com base em suas experiências e necessidades. Uma vez que o município de Taió comemora os seus 100 Anos de Colonização, a escola optou por este tema. Segundo a assessora de direção da escola, Patrícia Anderle Schreiber, “foi uma troca de experiências muito rica entre os profissionais da educação”. 

Já a EEB Bruno Heidrich do município de Mirim Doce, baseou se projeto na realidade do seu local que presencia um forte movimento de êxodo rural entre a população mais jovem. Dentro da projeto do “protagonismo juvenil”, os estudantes foram levados a conhecer outros pequenos municípios em que os jovens encontram alternativas de sobrevivências com práticas como a agricultura orgânica e o turismo rural, inspirando assim os seus estudantes a buscarem também por novas formas de sobrevivência sem abandonar seu município.  A diretora Marizete Brandes Izidoro salienta: “Os desafios do EMI são enfrentados mais facilmente com uma equipe com a de sua escola – unida e comprometida com os interesses da comunidade escolar”. 

A EEB Leopoldo Jacobsen diversificou os temas. Além de trabalhar também os “100 Anos de Colonização” do município de Taió, apresentou os projetos desenvolvidos na escola sobre a compostagem e os cuidados com a preservação dos recursos naturais, como a água. A Assistente Técnico-Pedagógica, Sinara Stringari, demonstrou sua satisfação quanto à realização do Seminário. “Foi muito proveitoso! Acredito que para todos que estavam lá, valeu muito. A troca de experiências entre as escolas é muito importante. Tudo o que a gente fez, ainda dá margem para aquilo que poderíamos ter feito. Todos que estavam lá, devem ter percebido isso. Nos ajudou a fortalecer ainda mais o trabalho que fazemos com dedicação, para que os próximos sejam melhores ainda!”, afirmou Sinara.

 

  

Para visualizar as demais fotos do I Seminário de Socialização, clique no link abaixo: