19 de outubro de 2017

PNAIC REÚNE PROFESSORES EM SUA SEGUNDA FASE DE FORMAÇÃO NA 33ª REGIONAL


Escrito por Adriani Erkmann - Multiplicadora do NTE (Taió)

Nesta última quarta-feira dia 18 de outubro, a Coordenadora Regional do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, Nadir Ângelo da Silva, representando a Gerência de Educação de Taió, acompanhou a realização da segunda etapa de formação do programa em 3 diferentes polos. O curso possui carga horária de 100 horas e abrange profissionais da educação da Rede Municipal e Estadual de Ensino da 33ª Regional de Taió.

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios para atingir a meta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3ºano do Ensino Fundamental. Lançado em 2012, este ano o foco do programa enfatiza a leitura, a escrita e o letramento matemático.

Na EEF Pref Erna Heidrich, professores das séries iniciais se reuniram com sua formadora Oládia Karla da Silva para discutir os principais aspectos que dificultam o processo de alfabetização das crianças nesta faixa etária.

Já na EEB Leopoldo Jacobsen, os professores das escolas estaduais de Taió, Salete e  Pouso Redondo se reuniram com a Coordenadora Local Neide Dalmolin. Os temas abordados  foram a “apropriação da escrita alfabética” e a “utilização de jogos e brincadeiras na Matemática”. No período vespertino, além da coordenadora Neide apresentar exemplos de jogos que ela própria utilizou com seus alunos em sala de aula, as cursistas puderam socializar suas produções de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e apropriação de conceitos matemáticos.

À noite, a Coordenadora Nadir assistiu juntamente com professoras dos Centros de Educação Infantil do município de Taió a palestra ministrada pela Pedagoga Nagila Cristina Hinckel. O tema da palestra foi: “Acolhimento na Educação Infantil.”

“A alfabetização é um processo. Ela deve acontecer por etapas, respeitando as singularidades de cada criança. Mas é primordial começar cedo este processo, estimulando as habilidades e trabalhando pelo desenvolvimento pleno da criança desde a mais tenra idade. Para isso, é necessário que professores estejam preparados para atuar com as crianças já nos centros de educação infantil”, afirma a Coordenadora Regional, Nadir Ângelo da Silva. 


Formação do PNAIC na EEB Leopoldo Jacobsen

Formação do PNAIC na EEF Pref Erna Heidrich

Para acessar as demais fotos do curso, acesse o link abaixo: