A Gerência de Educação de Taió, por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) em parceria com a Especialista em Educação Especial, Nadir Ângelo da Silva, promoveu nesta terça-feira dia 31 de outubro no auditório da ADR, o II Seminário sobre Práticas Inclusivas no Ensino Regular. O seminário faz parte da conclusão do curso: SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR.
O curso semipresencial que iniciou no
dia 19 de setembro, teve dois encontros presenciais. O restante do curso foi
realizado à distância, utilizando a plataforma do E-Proinfo, totalizando 60
horas de formação para professores estaduais e municipais.
Os cursistas tiveram a oportunidade de
pesquisar em seus ambientes de trabalho quais são as condições de
acessibilidade aos alunos com deficiência. Também pesquisaram em quais escolas
encontram a sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e quais
recursos estão disponíveis nestas salas.
Ainda no seminário os cursistas
puderam trocar ideias de materiais didáticos de produção própria para aplicação
em sala de aula com os alunos com deficiência. Segundo a cursista Rosana Aparecida França, “foi
muito bom interagir com os demais colegas e socializar um pouco sobre nossa
prática”. Já a cursista Otília Tambosi
afirmou que “o curso levou a refletir ainda mais sobre nossa prática docente e
nosso olhar para uma criança com necessidades especiais”.
Ênfase nas formações
Para o Gerente de Educação Moacir de
Melo a melhora nos índices de educação passa obrigatoriamente pela capacitação
dos docentes. “A qualificação dos profissionais da educação é indispensável no
mundo contemporâneo, visto que a sociedade do conhecimento está em constante
transformação. A educação de qualidade acontece por meio dos profissionais
atualizados e comprometidos. A grande procura por cursos de formação que
realmente têm a acrescentar só demonstra a preocupação de nossos docentes em
estar preparados para os desafios da sala de aula.”
Segundo a Multiplicadora do NTE de
Taió Vânia Fuchter Petris, novos cursos estão sendo preparados para o primeiro
semestre de 2018. Eles abrangerão as áreas disciplinares como Língua
Portuguesa, mas também terão temas interdisciplinares, como as mudanças
curriculares, indisciplina, entre outros. Vânia salienta que os novos projetos
de formação são pensados conforme a demanda dos nossos docentes. Portanto,
quando vários profissionais da educação demonstram interesse por temas
pedagógicos importantes que tenham necessidade de estudo, o NTE poderá promover
parcerias e desenvolver o projeto de formação para contemplar esta demanda.
Para acessar as demais fotos do Seminário sobre Práticas Inclusivas, clique no link abaixo:
Matéria: Adriani Erkmann