1 de novembro de 2017

GERED DE TAIÓ CONCLUI CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - TURMA II


           A Gerência de Educação de Taió, por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) em parceria com a Especialista em Educação Especial, Nadir Ângelo da Silva, promoveu nesta terça-feira dia 31 de outubro no auditório da ADR, o II Seminário sobre Práticas Inclusivas no Ensino Regular. O seminário faz parte da conclusão do curso: SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR.

O curso semipresencial que iniciou no dia 19 de setembro, teve dois encontros presenciais. O restante do curso foi realizado à distância, utilizando a plataforma do E-Proinfo, totalizando 60 horas de formação para professores estaduais e municipais. 

Os cursistas tiveram a oportunidade de pesquisar em seus ambientes de trabalho quais são as condições de acessibilidade aos alunos com deficiência. Também pesquisaram em quais escolas encontram a sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e quais recursos estão disponíveis nestas salas. 

Ainda no seminário os cursistas puderam trocar ideias de materiais didáticos de produção própria para aplicação em sala de aula com os alunos com deficiência.  Segundo a cursista Rosana Aparecida França, “foi muito bom interagir com os demais colegas e socializar um pouco sobre nossa prática”.  Já a cursista Otília Tambosi afirmou que “o curso levou a refletir ainda mais sobre nossa prática docente e nosso olhar para uma criança com necessidades especiais”.  

Ênfase nas formações

Para o Gerente de Educação Moacir de Melo a melhora nos índices de educação passa obrigatoriamente pela capacitação dos docentes. “A qualificação dos profissionais da educação é indispensável no mundo contemporâneo, visto que a sociedade do conhecimento está em constante transformação. A educação de qualidade acontece por meio dos profissionais atualizados e comprometidos. A grande procura por cursos de formação que realmente têm a acrescentar só demonstra a preocupação de nossos docentes em estar preparados para os desafios da sala de aula.”
Segundo a Multiplicadora do NTE de Taió Vânia Fuchter Petris, novos cursos estão sendo preparados para o primeiro semestre de 2018. Eles abrangerão as áreas disciplinares como Língua Portuguesa, mas também terão temas interdisciplinares, como as mudanças curriculares, indisciplina, entre outros. Vânia salienta que os novos projetos de formação são pensados conforme a demanda dos nossos docentes. Portanto, quando vários profissionais da educação demonstram interesse por temas pedagógicos importantes que tenham necessidade de estudo, o NTE poderá promover parcerias e desenvolver o projeto de formação para contemplar esta demanda. 



Para acessar as demais fotos do Seminário sobre Práticas Inclusivas, clique no link abaixo:

Matéria: Adriani Erkmann