5 de abril de 2018

PNAIC EM ANDAMENTO NA UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAIÓ (GERED RIO DO SUL)


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) está em andamento nas escolas da Unidade de Atendimento de Taió (Gerência de Educação de Rio do Sul). As reuniões para formação dos professores acontecem desde 19/03 e vão até 28/05 deste ano.

Muitos são os estudos que mostram que o número de analfabetos no Brasil é tão grande quanto seu tamanho em território: certa de 13 milhões em 2013, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Além destes, segundo dados da Prova ABC – Brasil de 2011, 53% dos estudantes atingiram o conhecimento esperado em escrita e 56,1% em leitura para o 3º ano do Ensino Fundamental.

Para melhorar este quadro, o Ministério da Educação lançou desde 2012 o PNAIC. Consiste em um programa nacional que conta com a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. Seu principal objetivo é garantir que todas as crianças com até 8 anos de idade tenham direito à alfabetização plena. Isto significa que as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental saibam ler, escrever e realizar as operações matemáticas fundamentais.

Neste esforço nacional, professores da rede estadual e municipal de ensino da Unidade de Atendimento (UA) de Taió, vinculada à Gerência de Educação de Rio do Sul (SC), se unem e promovem estudos e troca de experiências. Coordenadas pela servidora Nadir Ângelo da Silva da UA de Taió, elas estão divididas em dois grupos com suas respectivas formadoras.

Os municípios de Rio do Campo e Santa Terezinha alternam os encontros do grupo dos professores que atuam na EEB Pe João Kominek, EEF Dr Waldomiro Colautti, EEF Maestro Heitor Villa Lobos, EEB Dr Fernando Ferreira de Mello, EEF Hercílio Anderle e a EEF Roberto Heinzen. Este grupo tem como formadora a professora Deize Méri Stopa.

Já os municípios de Taió e Pouso Redondo recebem os professores da EEB Prof Anair Margarida Voltolini, EEB Pref Arno Siewerdt, EEB Letícia Possamai, EEB Guilherme André Dalri, EEB Leopoldo Jacobsen, EEB Luiz Bertoli e EEF Adele Heidrich. Este grupo recebe o acompanhamento da formadora Neide Dalmolin.

O Supervisor de Gestão Escolar, Adriano Stolf, ressalta a importância de investir recursos e esforços na capacitação dos profissionais que atuarão como os estudantes nas primeiras séries do Ensino Fundamental. “A base da formação é o aspecto mais importante da vida do estudante. Crianças que tiverem problemas no ensino nesta fase, provavelmente terão  problemas no desempenho no restante de sua vida escolar.”

A Coordenadora Regional do PNAIC, Nadir Ângelo da Silva, fala do objetivo do programa: “Contribuir na formação dos professores alfabetizadores para planejar e realizar ações pedagógicas visando o progresso da aprendizagem de cada criança. Este é a tarefa que assumimos e queremos alcançar.”

O encerramento do PNAIC 2018 será realizado no dia 28 de maio na cidade de Taió, com o Seminário de socialização das práticas realizadas durante a formação.

Encontro PNAIC Taió - Foto Nadir Ângelo da Silva
 
Encontro PNAIC em Santa
Terezinha - Foto Adriani Erkmann

"Quando alimentamos mais a nossa coragem do que  nossos medos.. passamos a derrubar muros e construir pontes."
Lígia Guerra


Matéria: Adriani Erkmann