12 de abril de 2018

UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAIÓ (GERED DE RIO DO SUL), TEM ESCOLA CONTEMPLADA PELO PROGRAMA EDUCAÇÃO DO CAMPO


Aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de abril, a formação continuada para professores e gestores do Ensino Médio da Educação do Campo na Metodologia da Pedagogia da Alternância na EEB João Kuchler, do município de Santa Terezinha. 

O Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas à melhoria da oferta e da qualidade da educação no campo, implementadas pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria da Educação de Santa Catarina (SED).

O programa tem como objetivo apoiar de forma técnica e financeira os Estados, Distritos Federais e Municipais para a “implementação de políticas de educação do campo, visando à ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e superior, por meio de ações para a melhoria da infraestrutura das redes públicas de ensino, formação inicial e continuada de professores, a produção e disponibilização de material específico aos estudantes do campo...” (Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/10-destaque/2-o-pronacampo Acesso em 14/02/2018).

A Escola de Educação Básica João Kuchler, município de Santa Terezinha,  pertencente à Unidade de Atendimento de Taió (Gerência de Educação de Rio do Sul) foi contemplada com a implantação do programa. A primeira etapa da Escola do Campo aconteceu através da realização da formação para professores e gestores.

O currículo diferenciado do programa totaliza 4.032 horas. Além das áreas de conhecimentos comuns ao ensino regular, o programa inclui a área de Ciências Agrárias e suas Tecnologias. Esta área abrange estudos sobre Administração e Economia Rural, Agricultura, Projeto de Vida, Criação e Produção Animal e Sistema de Produção.

Além das diferenças do currículo, os alunos têm um calendário flexível. Eles cumprem parte da carga horária na escola, e outra parte em casa, na propriedade na família ou na comunidade. Isso significa que podem alternar dias com aula na escola, e dias de atividades práticas nas suas comunidades. É a chamada Metodologia da Alternância, que observa as peculiaridades da realidade local para a elaboração do seu calendário escolar.

Para que este modelo de educação possa ser implementado no município, a Prefeitura também entrou com uma parceria no projeto. Adequou as linhas de transporte escolar com horários diferenciados, que atendam as demandas dos horários do novo calendário. Também passou a oferecer uma complementação na alimentação destes alunos, para os mesmos possam almoçar na escola nos dias em que têm aula durante o dia todo. Segundo a prefeita Valquíria Schwarz, "o poder executivo do município de Santa Terezinha assumiu um compromisso com este projeto, pois os investimentos irão trazer benefícios sociais e econômicos à médio e a longo prazo". 

O Coordenador Regional do Programa na Unidade de Atendimento de Taió, Moacir de Melo, salientou a importância deste programa para a comunidade na qual a escola está inserida. “Promover a melhoria da oferta e da qualidade da educação para os alunos do campo, irá refletir também na melhoria dos indicadores econômicos e sociais. Irá permitir que os jovens vejam possibilidade de continuarem suas atividades no campo, sem abrir mão de boas condições de vida.”

A formação de professores desta semana, com carga horária de 20 horas, foi coordenada pela Diretoria de Gestão da Rede Estadual, através da Gerência de Gestão de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais (SED).

A diretora da escola Josani Kuchler, enfatizou que a formação dos professores é fundamental para que o programa tenha êxito. “Os professores terão que adequar o seu planejamento e adequar a metodologia de ensino para um novo formato de currículo e de calendário escolar. É de suma importância que a escola tenha este suporte.”


Foto Moacir de Melo